Tuesday 13 January 2009

 Teorias:

1.ª O frio proporciona inteligência. Se não, vejamos: onde se localizam os países mais 'inteligentes', ao longo da História, e que actualmente são os mais poderosos do mundo, subjugando antes e agora todos os outros, iludindo-os, extraíndo deles o que era necessário para a  Metrópole, durante centenas de anos? Onde viveram os principais pensadores? Os principais inventores? As principais revoluções e correntes ideológias? O motor do mundo? Sim, no Norte frio.

Nunca repararam que estão mais rápidos nos dias frios? Não é ilusão; está cientificamente provado que o cérebro funciona melhor abaixo de 16ºC. Querem melhor?

2.ª As mulheres são como os pinheiros. Quanto custa um perfume a litro? Quanto custa um frasco minúsculo de um perfume francês? É verdade, apesar de não ser obrigatório, denota-se que algumas coisas são preferíveis enquanto pequenas. Tal como as mulheres. Obviamente não as apelidaria de 'coisas'; contudo, estabeleço esta analogia com os pinheiros: enquanto os pinheiros bravos são altos, espigados e finos, com uma 'casca' - peço desculpa, os meus conhecimentos de silvicultura não sobejam - descuidada e fraca e com pouca e tosca folhagem. São, verdade seja dita, feios. Já os pinheiros bravos, porque não cresceram desmesuradamente, canalizaram a sua energia para um embelezamento, para uma cúpula bonita e de folhagem agradável, espraiaram-se pelos lados, num 'capacete' majestoso e belo. Enquanto os outros investiram na altura, estes pinheiros investiram na beleza. As mulheres são, então, como os pinheiros.

3.ª Os caixotes do lixo do Mc Donalds estão sempre cheios. Às oito da manhã, às oito da noite, nunca repararam, nunca pararam e pensaram: 'Esta merda está sempre cheia!'?. Depois têm de empurrar o lixo, e para não deitar por fora, depois de uma metódica colocação do seu próprio lixo, precisam de o acomodar dentro do caixote, junto do lixo de tantas outras pessoas, dos seus ketchups e das suas sopas e saladas e hamburgueres. Pois bem, caros amigos. Eu sei da verdade. Os empregados enchem o caixote de manhã. Eu sei de tudo. E os hamburgueres são minhocas.

4.ª Tudo o que se conjecturar que irá acontecer numa circunstância especial, não vai acontecer. Nunca estiveram na cama, antes de um dia importante, mesmo fulcralmente importante para o vosso futuro, e pensaram nas mil e uma hipóteses do que poderá acontecer? Por exemplo, no dia a seguir vão falar com o vosso patrão. Pensam que vão ser despedidos, pensam que vão ser mal tratados, pensam que ele vos vai promover, que ele se vai esquecer do que ia dizer, que ele próprio seria despedido e que a ordem de presença iria cair no esquecimento, e mil e uma outra coisas... mesmo as mais improváveis. E chegam ao escritório, no dia seguinte de manhã, e o patrão tirou férias. Só porque se esqueceram dessa hipótese. Cuidadosamente pensaram todas, mas essa falhou-vos, e pensam que foi precisamente a única no mundo que vos falhou. Só dessa é que não estavam à espera! Pois é. As previsões não só não coincidem com a realidade; anulam-na.

 

1 comment:

  1. Se calhar, o desenvolvimento industrial, económico, político e social dos países Nórdicos se deve, exclusivamente, à necessidade de criar objectos que permitam a sua sobrevivência.

    Porque um índio da Amazónia apenas tem de se lembrar onde fica a árvore das bananas.

    Ah, e porque são infelizes.

    ReplyDelete