Sunday, 20 January 2008





O jazz apareceu por volta dos finais do século dezanove. Pronto, principio do século vinte. O que não há duvida é que apareceu no sul dos Estados Unidos da América. A cidade do jazz é New Orleans, e nunca poderia deixar de ser, pois foi lá que se deu um fenómeno, o qual passo a explicar: os irlandeses e holandeses, que emigraram em massa para o Novo Mundo, viveram numa grande proximidade com os africanos, e, ao juntarem as suas tradições musicais, deu em algo chamado Jazz. Os ingleses eram muito rígidos para deixarem isto acontecer em Nova Iorque, mas a característica mente aberta da Holanda e, apesar da Irlanda, caracteristicamente, ser uma sociedade muito fechada, os irlandeses jovens que vão para a América celebram uma nova mentalidade que deu aso a que aparecesse este estilo musical. Assume-se então que o jazz é a mistura da cultura europeia e africana no continente americano. (Eles são tão ruins que nem o estilo musical que dizem ser 'deles' o é, de facto). A improvisação, as blue notes, entre mais características deste estilo são encontradas na musica africana, enquanto o folk irlandês entra como uma das mais importantes características que foram marcantes para o jazz assumir a sua identidade própria.


Ora, o jazz Dixieland, de New Orleans de princípios de século XX, expandiu-se para várias cidades, como Chicago e Nova Iorque. (1910). O jazz em Nova Iorque deu então origem ao Big Band, um estilo de jazz que não é improvisado, mas sim tocado por pauta, por muita gente, e ensaiado até à exaustão, um reflexo da criteriosidade inglesa. Este estilo é associado às Ensembles, dezenas de músicos de todos os instrumentos que tocam em grandes recintos, geralmente comandados por um músico que se destaca, e que assume uma posição destacada. Ao invés, o jazz de Orleans é um jazz 'mulato', tocado nas soleiras das modestas vivendas da cidade.


O Dixieland e o Big Band são os dois lados opostos de um estilo musical que congrega imensas culturas e povos em torno de um só objectivo; fazer boa música.

No comments:

Post a Comment